Conhecimento como ferramenta que dá asas e faz voar.

Nascida em 1988, com seu primeiro ano letivo em 1989, a Projeto abriu suas portas e mostrou a sua “cara” com uma Feira do Livro. Passados tantos anos, a literatura segue sendo a paixão que move a escola, sendo acompanhada muito de perto pelas mais diversas formas de expressão em arte e pelos conhecimentos que envolvem as demais áreas ou campos de saberes (linguagens, ciências, matemática).

Agora com uma única sede, reunindo a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, a escola trabalha dentro da orientação construtivista, propiciando estrutura física, recursos materiais e pedagógicos, corpo docente qualificado, dinâmicas de trabalho e intervenções diferenciadas, com ênfase em um aprendizado que dure mais do que um dia ou uma semana. Algo que, de fato, faça diferença na vida dos alunos.

Há na Projeto a preocupação em oferecer aos seus alunos e alunas, também às suas famílias, o contato com diversas manifestações artístico-culturais, valorizando, especialmente, a produção da cidade e a relação da escola com o que se passa fora dela. Isso se dá através dos já consagrados Sábados Culturais (eventos para toda a família, que acontecem uma vez ao mês), dos encontros com convidados e das saídas de estudo, entre outros eventos.

A Projeto também acredita que cada pessoa tem um ritmo próprio e modos únicos de se expressar. Assim, ao mesmo tempo em que olha para a singularidade, considera o aprender como compartilhamento e como produção de multiplicidade. Para isso, oferece propostas lúdicas, investigativas e desafiadoras, pois acredita na inventividade das pessoas em fazer perguntas e resolver problemas. Aposta, enfim, no conhecimento como ferramenta que dá asas e faz voar.

Crédito fotos: Fábio Alt Fotografia