Skip to content
Educação Infantil e Ensino Fundamental
facebook
youtube
instagram
Escola Projeto
Telefones (51) 3331 7384 (51) 3333 4154 WhatsApp 51 99994 4169
E-mail infantil.escolaprojeto@gmail.com fundamental.escolaprojeto@gmail.com
  • A Escola
    • História
    • Equipe
    • No que acreditamos
    • Fotos turmas
    • NAMP
    • Depoimentos
    • Galeria Ex-alunos(as)
    • Hino
    • Localização
  • Inscrições 2026
    • Matrículas 2025
  • Acesso Famílias
    • Agenda
    • Bilhetes
      • Bilhetes Educação Infantil
      • Bilhetes Ensino Fundamental
    • Organização Curricular
      • OC -Turmas Educação Infantil
      • OC – Turmas Ensino Fundamental
    • Dúvidas Frequentes
  • Canais Projeto
    • Blog
    • TV
    • Publicações
    • Conversa para Maiores
    • Podprojeto
  • Atividades Especiais
    • Acontece na Projeto
      • Acontece na Projeto 2025
        • Inscrições 2026
      • Acontece na Projeto 2024
      • Acontece na Projeto 2023
      • Acontece na Projeto 2022
    • Projeto Indica
    • Atividades Extracurriculares 2025
    • Artistas Convidados 2025
    • Artistas Estudados Anos Anteriores
  • Cursos
  • Músicas
  • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco

2ºano – As assembleias no convívio escolar

Home > 2º ano > 2ºano – As assembleias no convívio escolar

2ºano – As assembleias no convívio escolar

Postado em 7 de outubro de 2015 por comunidade
0

Trabalhamos com as crianças de diferentes formas para que elas possam vivenciar situações em grupo. Uma destas situações são as assembleias de turma, que começam no 2º ano e permanecem até o 5º ano.

A assembleia é um momento escolar organizado para que os alunos e professores possam falar de tudo que lhes pareça pertinente para melhorar a convivência e o trabalho escolar, assim como, valorizar o que a turma já consegue fazer bem.


Ela precisa tornar-se uma atividade habitual da turma, pois a regularidade é importante para a cultura do diálogo se construir. É preciso garantir que ocorra este diálogo no espaço da sala e a busca de entendimento e de soluções possíveis, a cada momento.

Durante esta proposta, a turma é organizada de forma que todos possam se ver e há a vivência de diferentes papéis: coordenador e atista (que no início ficam sob a responsabilidade da professora), cronometrista e organizador das inscrições.


As crianças são convocadas a pensarem no problema e em como resolvê-lo da melhor forma, preocupando-se muito menos em nomear quem fez algo errado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

É feito o resumo dos acordos ou um registro das combinações, que finaliza a assembleia. É um momento indispensável, pois dá às crianças uma consciência dos compromissos assumidos pelo grupo. Quanto mais explícito for o conhecimento desses compromissos, maior a possibilidade de que venham a se concretizar.

Acreditamos que esta proposta contribui muito para que as crianças consigam:
– Cooperar mais
– Colocar-se no lugar do outro
– Expressar suas próprias opiniões de maneira respeitosa
– Compreender quais situações são problemáticas para o grupo
– Comprometer-se e engajar-se com a melhora dos problemas apresentados
– Argumentar com lógica para defender o posicionamento pessoal
– Respeitar os acordos coletivos
– Responsabilizar-se por suas ações e ideias

Para nós, aqui da Projeto, conviver bem também é uma aprendizagem que deve ter seu espaço de trabalho garantido na sala de aula!

Blog

  • Educação infantil
  • Ensino fundamental
  • Famílias e Escola
  • Pais e Filhos
  • Reflexão de Professor/Especialista
  • Reportagem
ESCOLA PROJETO
Avenida Ipiranga, 585 - Bairro Menino Deus Porto Alegre / RS
(51) 3331 7384
infantil.escolaprojeto@gmail.com

Redes Sociais

instagram
youtube
facebook
Escola Projeto 2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Clic Agência Digital
× Entre em contato!