Skip to content
Educação Infantil e Ensino Fundamental
facebook
youtube
instagram
Escola Projeto
Telefones (51) 3331 7384 (51) 3333 4154 WhatsApp 51 99994 4169
E-mail infantil.escolaprojeto@gmail.com fundamental.escolaprojeto@gmail.com
  • A Escola
    • História
    • Equipe
    • No que acreditamos
    • Fotos turmas
    • NAMP
    • Depoimentos
    • Galeria Ex-alunos(as)
    • Hino
    • Localização
  • Inscrições 2026
    • Matrículas 2025
  • Acesso Famílias
    • Agenda
    • Bilhetes
      • Bilhetes Educação Infantil
      • Bilhetes Ensino Fundamental
    • Organização Curricular
      • OC -Turmas Educação Infantil
      • OC – Turmas Ensino Fundamental
    • Dúvidas Frequentes
  • Canais Projeto
    • Blog
    • TV
    • Publicações
    • Conversa para Maiores
    • Podprojeto
  • Atividades Especiais
    • Acontece na Projeto
      • Acontece na Projeto 2025
        • Inscrições 2026
      • Acontece na Projeto 2024
      • Acontece na Projeto 2023
      • Acontece na Projeto 2022
    • Projeto Indica
    • Atividades Extracurriculares 2025
    • Artistas Convidados 2025
    • Artistas Estudados Anos Anteriores
  • Cursos
  • Músicas
  • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco

Vidências

Home > Blog > Vidências

Vidências

Postado em 20 de julho de 20175 de fevereiro de 2020 por blog
0

Rubem Penz

E a professora reparou na criança mais tímida, tão quieta quanto observadora; e notou como suas feições reagiam de modo emocional aos eventos da rotina na sala; e viu surgirem estranhos parentescos entre as primeiras palavras e as imagens. Mais tarde, bem mais tarde, pôde confirmar as suspeitas de que crescia sob seu olhar um poeta.

E a professora sentiu uma rebeldia inata desde o olhar até o crispar do cenho; e reparou que esta postura saltava da postura para a voz em poucos segundos, sempre afirmativa e firme; e notou como seus colegas a escutavam, num misto de respeito e medo. Mais tarde, bem mais tarde, pôde confirmar o palpite de que a política já circulava naquelas veias.

E a professora notou um gosto todo especial pela investigação das coisas, uma curiosidade incessante sobre como funcionavam; e viu que a curiosidade movia a criança para hipóteses, e que as hipóteses levavam ao prazer da aferição; e reparou ser a busca de respostas o motor daquela alma. Mais tarde, bem mais tarde, soube notícias vindas do exterior falando daquele projeto de cientista outrora claro diante de si.

E a professora reparou na facilidade com que a criança compunha formas com a massinha de modelar; e, mais do que formas harmônicas e proporcionais, notou que ela compunha sentidos, sensações; e viu uma brutal e prematura consciência para lidar com as cores. Mais tarde, bem mais tarde, um homem feito, distante do pequeno molde, desfilava ao lado de modelos vestidas com sua nova coleção.

E a professora surpreendeu-se com a velocidade e a precisão do gesto, em ato reflexo, reagindo à chegada súbita da bola; e notou que aquelas pernas se moviam de forma fácil, como se dançassem, fazendo-a saltar adiante de todos (meninos e meninas) ao correr; e viu uma postura que tornava sua figura ainda mais longilínea, ampliando com flexibilidade e naturalidade cada movimento. Mais tarde, um pouco mais tarde, a atleta comemorava nas páginas de jornal sua transferência para um clube do exterior.

Sejam evidências ou vidências, mestres atentos são capazes de adivinhar futuros músicos, advogados, médicos, empresários, professores… E festejam com alegria o talento nascente, adubando as vocações. Talvez por isso, também, tornam-se inesquecíveis.

 

Blog

  • Educação infantil
  • Ensino fundamental
  • Famílias e Escola
  • Pais e Filhos
  • Reflexão de Professor/Especialista
  • Reportagem
ESCOLA PROJETO
Avenida Ipiranga, 585 - Bairro Menino Deus Porto Alegre / RS
(51) 3331 7384
infantil.escolaprojeto@gmail.com

Redes Sociais

instagram
youtube
facebook
Escola Projeto 2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Clic Agência Digital
× Entre em contato!