Skip to content
Educação Infantil e Ensino Fundamental
facebook
youtube
instagram
Escola Projeto
Telefones (51) 3331 7384 (51) 3333 4154 WhatsApp 51 99994 4169
E-mail infantil.escolaprojeto@gmail.com fundamental.escolaprojeto@gmail.com
  • A Escola
    • História
    • Equipe
    • No que acreditamos
    • Fotos turmas
    • NAMP
    • Depoimentos
    • Galeria Ex-alunos(as)
    • Hino
    • Localização
  • Inscrições 2026
    • Matrículas 2025
  • Acesso Famílias
    • Agenda
    • Bilhetes
      • Bilhetes Educação Infantil
      • Bilhetes Ensino Fundamental
    • Organização Curricular
      • OC -Turmas Educação Infantil
      • OC – Turmas Ensino Fundamental
    • Dúvidas Frequentes
  • Canais Projeto
    • Blog
    • TV
    • Publicações
    • Conversa para Maiores
    • Podprojeto
  • Atividades Especiais
    • Acontece na Projeto
      • Acontece na Projeto 2025
        • Inscrições 2026
      • Acontece na Projeto 2024
      • Acontece na Projeto 2023
      • Acontece na Projeto 2022
    • Projeto Indica
    • Atividades Extracurriculares 2025
    • Artistas Convidados 2025
    • Artistas Estudados Anos Anteriores
  • Cursos
  • Músicas
  • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco

Em busca de um teatro de criança para criança

Home > Blog > Em busca de um teatro de criança para criança

Em busca de um teatro de criança para criança

Postado em 21 de julho de 20165 de fevereiro de 2020 por blog
0

Rafael Bricoli

2ano_Musica_02A arte em geral faz pensar, cria questionamentos, desconstrói verdades pré-estabelecidas, traça novos caminhos, faz o ser humano olhar para sua existência com outras lentes. E isso é transformador e perigoso. Sucatear a cultura sempre foi uma das estratégias de manipulação de uma sociedade. Em tempos difíceis, como os que estamos vivendo ultimamente, o teatro pode (e deve) ser uma ferramenta importante para a construção de um pensamento critico. Mas como fazer isso dentro da escola? Como propor um teatro que faça sentido para as crianças? E qual é o meu papel, enquanto professor, para a construção de uma autonomia criativa?

A partir das minhas experiências, listarei alguns pontos que considero importantes para o desenvolvimento de um trabalho cênico dentro da escola.
Acredito que a primeira atitude a ser tomada é ouvir as crianças. Apurar os ouvidos para captar o que elas têm para propor (pois elas têm muito a propor). Já se foi o tempo em que se acreditava que as crianças iam para a escola apenas para assimilar; é na troca que se dá a relação e o aprendizado. E dentro da escola, se não há trocas sinceras entre professor e aluno, a coisa já começa errada. Valorizar e dar espaço para que a imaginação das crianças possa fluir de maneira natural, é de extrema importância, mas não é o suficiente. Cabe ao profissional conseguir ouvir com sensibilidade o que está sendo proposto pelas crianças e, concomitantemente, estimular situações (atividades) que desconstruam o lugar comum, buscando trazer outras referências, outros modos do fazer criativo.

2ano_Musica_09Outro ponto importante é o fazer coletivo. É inerente ao teatro, a coletividade. De uma maneira ou de outra, nos relacionamos uns com os outros o tempo todo. Acredito que a fase escolar seja o momento ideal para se exercitar o trabalho colaborativo e a construção coletiva. É entrando em contato e em confronto com outras ideias, com outras propostas, que as crianças vão percebendo que a pluralidade de ideias é algo natural e saudável. O diferente não significa nem melhor, nem pior. Apenas diferente. E conseguir se relacionar de maneira tranquila com essa diferença me parece ser o melhor exercício para se lidar com a diferença também fora da escola.

Proporcionar um ambiente seguro para experimentações e explorações criativas, faz com que as potencialidades das crianças aumentem significativamente. É urgente e necessário desconstruir a ideia de “certo e errado” dentro das artes. Quando as crianças se sentem seguras para se expressar à sua maneira, sem pré-julgamentos, cria-se um ambiente em que se sentem valorizadas e consideradas. E, consequentemente, sentem-se cada vez mais seguras para estarem e dizerem aquilo lhes faz sentido.

3ano_Teatro_08Considero importante também olhar para o trabalho cênico como um “meio” e não um “fim” do processo criativo. Considerar a apresentação como o “fim” é desvalorizar o processo como um todo, colocando em evidência apenas aquilo que se mostra. A apresentação é parte importante, mas é preciso que seja consequência. Quando um processo está focado apenas em apresentar algo “bonito” ou “interessante”, corre-se o risco de transformá-lo em algo vazio de significação. E um trabalho que não faz sentido para as crianças gera desconforto, insegurança, falta de vontade e provavelmente será muito difícil e penosa essa construção. Já quando a apresentação faz parte de um processo instigante, valorizamos o que se vivencia e dividimos aquilo que vivemos com outras pessoas. E na prática isso faz toda a diferença.

Considero que cada escola tem suas especificidades, assim como cada turma é bem diferente uma da outra, e cada criança é única. Por isso, cabe a nós, profissionais, estarmos abertos para a mudança. E estar aberto para essas mudanças significa ter, ao mesmo tempo, bases sólidas que dão legitimidade para o trabalho e se questionar constantemente, se colocando também na figura de aprendiz.

5ano_teatro_04Com isso, estimular a autonomia criativa, além de proporcionar um ambiente seguro para expressarem suas vontades e desejos, é valorizar a curiosidade inerente das crianças, possibilitando assim a construção de um fazer artístico que faça sentido e que as coloque como agentes de transformação. E quem sabe assim, veremos a tão esperada mudança acontecer naturalmente.

Tags: ambiente seguro, arte, autonomia criativa, experimentações, fazer coletivo, ouvir com sensibilidade, pensamento crítico, processo instigante, teatro, trabalho com significado

Blog

  • Educação infantil
  • Ensino fundamental
  • Famílias e Escola
  • Pais e Filhos
  • Reflexão de Professor/Especialista
  • Reportagem
ESCOLA PROJETO
Avenida Ipiranga, 585 - Bairro Menino Deus Porto Alegre / RS
(51) 3331 7384
infantil.escolaprojeto@gmail.com

Redes Sociais

instagram
youtube
facebook
Escola Projeto 2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Clic Agência Digital
× Entre em contato!