Skip to content
Educação Infantil e Ensino Fundamental
facebook
youtube
instagram
Escola Projeto
Telefones (51) 3331 7384 (51) 3333 4154 WhatsApp 51 99994 4169
E-mail infantil.escolaprojeto@gmail.com fundamental.escolaprojeto@gmail.com
  • A Escola
    • História
    • Equipe
    • No que acreditamos
    • Fotos turmas
    • NAMP
    • Depoimentos
    • Galeria Ex-alunos(as)
    • Hino
    • Localização
  • Inscrições 2026
    • Matrículas 2025
  • Acesso Famílias
    • Agenda
    • Bilhetes
      • Bilhetes Educação Infantil
      • Bilhetes Ensino Fundamental
    • Organização Curricular
      • OC -Turmas Educação Infantil
      • OC – Turmas Ensino Fundamental
    • Dúvidas Frequentes
  • Canais Projeto
    • Blog
    • TV
    • Publicações
    • Conversa para Maiores
    • Podprojeto
  • Atividades Especiais
    • Acontece na Projeto
      • Acontece na Projeto 2025
        • Inscrições 2026
      • Acontece na Projeto 2024
      • Acontece na Projeto 2023
      • Acontece na Projeto 2022
    • Projeto Indica
    • Atividades Extracurriculares 2025
    • Artistas Convidados 2025
    • Artistas Estudados Anos Anteriores
  • Cursos
  • Músicas
  • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco

Grêmio Estudantil: exercício de alteridade na escola

Home > Blog > Grêmio Estudantil: exercício de alteridade na escola

Grêmio Estudantil: exercício de alteridade na escola

Postado em 3 de agosto de 20165 de fevereiro de 2020 por blog
0

Deborah Vier Fischer

IMG_0176Somos uma escola pequena. Sim, “pequena em tamanho, grande em ensino e afeto”, como diz o hino da escola Projeto. Mas o fato de sermos pequena em tamanho, por atendermos alunos(as) da Educação Infantil até o Ensino Fundamental I, 5º ano, não nos faz menores em relação ao tamanho de nossas vontades, desejos e possibilidades. Pelo contrário, acho até que ousamos mais, vamos mais longe na busca por pensar com nossos alunos e alunas outros modos da escola estar em suas vidas e de produzirem com ela outras travessias.

Um desses modos tem a ver com a presença sempre ativa e dinâmica do Grêmio Estudantil no espaço escolar. O Grêmio da Projeto, como é conhecido internamente, existe IMG_0269desde o ano 2000, e tem como objetivo promover a integração entre as crianças da escola, envolvendo suas duas unidades, através de ações propostas por elas mesmas, numa relação de pertencimento a um espaço que as ouve e que acolhe grande parte de suas proposições.

Com a diretoria composta por grupos de alunos(as) do 5º ano, série com as crianças mais “velhas”da escola, o Grêmio é acompanhado mais de perto pela coordenadora pedagógica dessa série e pela(s) sua(s) professora(s) regente(s). O Grêmio tem sua formação inicial no 1º trimestre do ano, a partir de encontros para conversar sobre a proposta, a essa altura, já muito aguardada pelas crianças, de maneira geral, pois se configura como uma das “marcas” da série.

IMG_0197 IMG_0221Nesses encontros iniciais, há espaço para lembrar as ações do Grêmio em anos anteriores e há explorações sobre o estatuto, com um tempo bem expandido para comentários, esclarecimento de dúvidas e anotações. Depois, chega o momento de conhecer o interesse ou não de participação das crianças na proposta, para a qual são apenas convidadas. Não há obrigatoriedade em fazerem parte de alguma diretoria, mas as que se interessarem passam a assumir um compromisso com a escola e com a turma, o que envolve a disponibilidade em frequentar reuniões eventuais, no turno de aula ou em turno alternado, para planejar as propostas, preparar materiais e realizá-las.

IMG_9917 IMG_9937A seguir, apresentam aos colegas a função que desejam ocupar. Constam no estatuto alguns cargos fixos (presidente, vice-presidente, secretário) e outros abertos à criatividade das crianças, os quais costumamos chamar de diretorias. A cada ano, surgem novas diretorias, como a diretoria de Quadrinhos – responsável por promover indicações de leituras e oficina de criação de HQs -, a diretoria de Educação Ambiental – preocupada em conscientizar a comunidade, divulgando notícias relacionadas, oferecendo oficinas de plantio e momentos de preparo e degustação de lanches saudáveis – e a diretoria de Preservação aos Animais, que investiu no contato com ONGs e clínicas veterinárias voltadas aos animais que são vítimas de maus-tratos.

E, a partir daí, formam-se as chapas, o que exige importantes negociações entre as crianças, sempre acompanhadas de perto, ou mais de longe, conforme o caso, pela(s) professora(s) e/ou coordenadora, que intervém ajudando para que todos(as) consigam encontrar o seu espaço de atuação e sintam-se confortáveis com a escolha, tendo em vista que será seu assunto de investimento e “trabalho” durante um trimestre.

FullSizeRender (1) Com as chapas montadas (têm sido 3 ou 4 chapas a cada ano), começam os preparativos para a escolha do nome e o registro de propostas para o tempo de atuação de cada uma delas, que é de um trimestre, e logo há o momento de eleição, em que apenas duas delas saem vencedoras e compõem as diretorias do Grêmio Estudantil: uma para o 2º trimestre e outra para o 3º. Costumam ser três as propostas efetivamente executadas e que envolvem mais tempo de elaboração e planejamento: uma dirigida às crianças da Unidade 1 (Educação Infantil), uma para a Unidade 2 (Infantil e Ensino Fundamental) e uma ação solidária, em geral, para com alguma instituição carente, a critério da diretoria.

Antes da eleição, propriamente dita, há a campanha, que dura em torno de uma semana e para a qual acontece toda uma preparação. A partir de informações sobre outros tipos de campanhas eleitorais e do estatuto, vai sendo estabelecido “o que pode e o que não pode” durante esse período, procurando garantir o respeito entre os(as) alunos(as) às diferentes opiniões. Assim, com materiais de divulgação, como adesivos, bandeiras e cartazes produzidos pelas crianças, as chapas passam de sala em sala, circulam pelos espaços da escola e apresentam suas propostas. Tudo num clima de fazer inveja a muitos políticos, num belo exemplo de vivência da tão falada democracia. E, no esperado e agendado dia da eleição, uma urna passa nas salas para os eleitores depositarem suas cédulas preenchidas com a sua opção de voto. Cada um assina seu nome em uma folha, certificando a sua participação no “evento”.

IMG_2026Dentre as atividades já realizadas pelo Grêmio Estudantil, destacamos: festa do pijama com bichinhos de pelúcia, gincana, oficina de culinária e construção de fantasias de sucata na U1. Festa do Karaokê, show de talentos, festa do horror, oficinas de esportes e brincadeiras motoras, oficinas de modelagem e desenhos, oficina de plantio e concurso literário na U2. Contação de histórias no Asilo Padre Cacique, oficinas de brincadeiras e de artes na creche Nª Sra de Fátima, visita e doação de brinquedos e livros à sede do Instituto do Câncer Infantil, encontro, conversa e doação de brinquedos às crianças internadas no HPS/setor de queimados, e de roupas, brinquedos e livros à comunidade indígena guarani, em São Miguel das Missões. Uma outra ação do Grêmio muito significativa dentro da escola aconteceu no ano de 2006, quando houve a organização da rádio da Projeto, espaço para as crianças ouvirem música durante o recreio, com programação criada e executada por elas. Para viabilizar a ideia era necessário adquirir um determinado aparelho de som. A diretoria da época, então, fez uma campanha interna de venda de livros usados e conseguiu, com o dinheiro arrecadado e mais uma ajuda da escola, inaugurar a rádio, que foi sucesso de audiência.

Considero esse trabalho como uma possibilidade para pensar e viver a alteridade na escola. Acreditando muito na força dessa instituição, penso que o Grêmio Estudantil pode ser um dos modos de engajar nossos(as) jovens na escola, oportunizando que suas ideias e iniciativas sejam valorizadas e colocadas em prática.

E, para isso, não precisa muito mais que vontade e disponibilidade – que a gurizada tem de sobra -, e parceria dos(as) professores(as), espaço de escuta e pensamento liberado para que as ideias fluam e ganhem asas. Seguramente, todos(as) nós aprendemos muito com essa vivência, sobretudo, se estivermos com os olhos, os ouvidos e o coração abertos para receber o que vem do outro e para produzir algo coletivamente.

Com o Grêmio da Projeto – a pequena escola que se torna grande porque cresce ao estar na companhia de seus alunos e alunas de 10-11 anos, pensando com eles(as) sobre outros modos de ser escola -, aprendemos a ouvir o que as crianças têm a dizer e vivemos o exercício de tornar mais democráticas as relações, na medida em que valorizamos opiniões e ideias diferentes. Aprendemos, por fim, que vale muito à pena seguir inventando caminhos na educação, realizando outras travessias e conhecendo, com as crianças, novas possibilidades de diretorias, novas instituições a serem visitadas e novas formas de se divertir na escola.

Tags: alteridade, campanha, chapas, eleição, Grêmio Estudantil, integração, produção coletiva, relação de pertencimento, valorização de ideias e iniciativas

Blog

  • Educação infantil
  • Ensino fundamental
  • Famílias e Escola
  • Pais e Filhos
  • Reflexão de Professor/Especialista
  • Reportagem
ESCOLA PROJETO
Avenida Ipiranga, 585 - Bairro Menino Deus Porto Alegre / RS
(51) 3331 7384
infantil.escolaprojeto@gmail.com

Redes Sociais

instagram
youtube
facebook
Escola Projeto 2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Clic Agência Digital
× Entre em contato!