Skip to content
Educação Infantil e Ensino Fundamental
facebook
youtube
instagram
Escola Projeto
Telefones (51) 3331 7384 (51) 3333 4154 WhatsApp 51 99994 4169
E-mail infantil.escolaprojeto@gmail.com fundamental.escolaprojeto@gmail.com
  • A Escola
    • História
    • Equipe
    • No que acreditamos
    • Fotos turmas
    • NAMP
    • Depoimentos
    • Galeria Ex-alunos(as)
    • Hino
    • Localização
  • Inscrições 2026
    • Matrículas 2025
  • Acesso Famílias
    • Agenda
    • Bilhetes
      • Bilhetes Educação Infantil
      • Bilhetes Ensino Fundamental
    • Organização Curricular
      • OC -Turmas Educação Infantil
      • OC – Turmas Ensino Fundamental
    • Dúvidas Frequentes
  • Canais Projeto
    • Blog
    • TV
    • Publicações
    • Conversa para Maiores
    • Podprojeto
  • Atividades Especiais
    • Acontece na Projeto
      • Acontece na Projeto 2025
        • Inscrições 2026
      • Acontece na Projeto 2024
      • Acontece na Projeto 2023
      • Acontece na Projeto 2022
    • Projeto Indica
    • Atividades Extracurriculares 2025
    • Artistas Convidados 2025
    • Artistas Estudados Anos Anteriores
  • Cursos
  • Músicas
  • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco

Quando o faz de conta vira teatro

Home > Blog > Quando o faz de conta vira teatro

Quando o faz de conta vira teatro

Postado em 19 de abril de 20185 de fevereiro de 2020 por blog
0

Rafael Bricoli

foto texto Rafael 9Eu acredito na força da imaginação. Eu acredito na criatividade infantil.

A imaginação está presente no meu fazer pedagógico diário e também no meu fazer artístico. Dentro da escola, convivo com crianças de seis a onze anos, que me fazem entrar em contato com o universo que as cerca. Quando pensei nas minhas propostas para cada série, quis valorizar a imaginação e a criatividade. Valorizar o brincar, o estar em jogo. Valorizar a proposição conjunta. E isso não é nada fácil. Exige malemolência, exige abertura, exige desapego e exige criatividade. Delas e de mim. E o teatro acontecendo, ora propositalmente, ora espontaneamente no meio disso tudo. O teatro acontecendo na brincadeira.

Em especial com as crianças do primeiro ano. Que mágico é conseguir abstrair das leis físicas e imaginar-se num outro lugar, por exemplo numa floresta. A sala continua exatamente como estava, com exceção de umas cadeiras e cordas espalhadas pelo chão. Mas os olhos das crianças denunciam que entramos no tempo da brincadeira. De repente eu viro monstro, jacaré, feiticeiro.  E percebo nelas coragem. Vejo-as enfrentando medos no faz de conta. Quando elas imaginam estar atravessando a floresta numa corda, pulando por rios, fugindo de um leão feroz, há uma flama de coragem infantil, imaginária. E a sala, continua igual para os olhos adultos. Nas aulas, quando a gente brinca de astronauta, a gente vivencia o astronauta. Cria referências imaginárias nas nossas cabeças. Pras crianças e pra mim, pois a cada resposta inesperada ou cheia de sabedoria infantil, eu percebo o quanto a imaginação é pulsante. Dá para perceber pelos olhos.

Com as turmas do segundo ano, estamos criando poderes. Super poderes. Trabalhamos a criação de um personagem. Uma figura que não sou eu, mas sou eu ao mesmo tempo.  Criamos super-heroínas e super-heróis com vestes e poderes próprios. De brincadeira, enfrentamos vilões. Eu viro gigante de fogo, aranha de ferro, serpente de gelo…  Os olhos e a euforia denunciam a brincadeira acontecendo. Na imaginação, das suas mãos saem verdadeiras bolas de fogo. Na imaginação, também conseguem se teletransportar num piscar de olhos para outro canto da sala. A imaginação e o corpo encontram no teatro a possibilidade de treinar ser de outro jeito.

A proposta para as crianças do terceiro ano é explorar o escuro da caverna. Utilizar o “Mito da Caverna”, de Platão, para falar sobre a vida, sobre medos, sobre consciência, sobre luz e sobre escuro. Uma das crianças falou esses dias: “No escuro, a gente enxerga com a imaginação”. Achei filosófico e poético. “Quando os olhos se acostumam, parece que fica mais fácil enxergar no escuro” – disse outra criança, demonstrando sabedoria cotidiana. Que caverna é essa em que a gente insiste em olhar só pra sombra? Estamos tentando descobrir juntos, porque eu também não sei.

Com o quarto ano, estamos explorando a expressão do corpo no cinema mudo do Chaplin. Como conseguir rir de si mesmo?  Achar graça nas coisas que não dão certo? Nos improvisos, cada vez mais estruturados, percebo a sala virando praça, fábrica e circo dos filmes do Chaplin. Às vezes, até parece que tudo está acontecendo em preto e branco. Os gestos, que são signos, que trazem sentidos e interpretações, valem por si só. A imaginação completa o que não tem. No improviso, quando fingem segurar uma caneca invisível que derruba café invisível na roupa, a imaginação está presente na cena, de quem faz e de quem assiste.

É surpreendente como as crianças crescem rápido. As do quinto ano, finalizando um ciclo, têm um desafio bem complexo pra desenvolver durante o ano. A criação de um espetáculo teatral. É grande. As três turmas juntas. É desafiador. Quarenta e seis crianças (e uns adultos ajudando a coisa acontecer). Neste ano, a imaginação será o método e o assunto a ser tratado na peça. O que as crianças têm para dizer? Como elas enxergam o momento histórico que o mundo se encontra? O que elas sentem? O que elas querem de diferente?

Pra quem tem olhos atentos, as crianças são uma fonte de criatividade. E quem mais aprende nisso tudo sou eu, adulto. Entender que a partir do momento em que imagino algo diferente, meu repertório aumenta e me faz vislumbrar um mundo diferente. E poder imaginar essas crianças como pássaros cantantes em voos futuros pra um céu livre e azul, me dá esperança. Imaginar que através da magia do teatro, da relação com o outro e com o imaginário, é possível acreditar que pode ser de outro jeito. Que tem de ser de outro jeito. E o teatro proporcionando a relação da verdade com a mentira. A relação da brincadeira e a cena. A relação da realidade e da abstração. A relação da criança criadora com o adulto brincante. Isso é revolucionário.

Por isso eu faço teatro.

Blog

  • Educação infantil
  • Ensino fundamental
  • Famílias e Escola
  • Pais e Filhos
  • Reflexão de Professor/Especialista
  • Reportagem
ESCOLA PROJETO
Avenida Ipiranga, 585 - Bairro Menino Deus Porto Alegre / RS
(51) 3331 7384
infantil.escolaprojeto@gmail.com

Redes Sociais

instagram
youtube
facebook
Escola Projeto 2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Clic Agência Digital
× Entre em contato!