Skip to content
Educação Infantil e Ensino Fundamental
facebook
youtube
instagram
Escola Projeto
Telefones (51) 3331 7384 (51) 3333 4154 WhatsApp 51 99994 4169
E-mail infantil.escolaprojeto@gmail.com fundamental.escolaprojeto@gmail.com
  • A Escola
    • História
    • Equipe
    • No que acreditamos
    • Fotos turmas
    • NAMP
    • Depoimentos
    • Galeria Ex-alunos(as)
    • Hino
    • Localização
  • Inscrições 2026
    • Matrículas 2025
  • Acesso Famílias
    • Agenda
    • Bilhetes
      • Bilhetes Educação Infantil
      • Bilhetes Ensino Fundamental
    • Organização Curricular
      • OC -Turmas Educação Infantil
      • OC – Turmas Ensino Fundamental
    • Dúvidas Frequentes
  • Canais Projeto
    • Blog
    • TV
    • Publicações
    • Conversa para Maiores
    • Podprojeto
  • Atividades Especiais
    • Acontece na Projeto
      • Acontece na Projeto 2025
        • Inscrições 2026
      • Acontece na Projeto 2024
      • Acontece na Projeto 2023
      • Acontece na Projeto 2022
    • Projeto Indica
    • Atividades Extracurriculares 2025
    • Artistas Convidados 2025
    • Artistas Estudados Anos Anteriores
  • Cursos
  • Músicas
  • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco

Os craques necessários

Home > Blog > Os craques necessários

Os craques necessários

Postado em 12 de agosto de 202111 de agosto de 2021 por Escola Projeto
0

Celso Gutfreind (* )

Claro que há outros exemplos mais elevados, mas a gente costuma valorizar mais ainda o que sente na pele. Ou na goela. Eu estava no aeroporto de Orly, aguardando um voo para Lisboa, naquela hora do rush; ok, francês também fala rush. Estava cansado da viagem de trem que fizera desde Reims, e aquele cansaço se confundia com uma sede.

Se o cansaço precisava aguardar – e muito – a sua vez, a sede, sim, podia ser sanada. Bastava esperar a longa fila do único quiosque aberto naquelas redondezas. Esperei e, ao ser atendido, optei por algo que costumava tomar na Mesquita do quinto distrito de Paris, quando morei perto de lá, no século passado: um chá com menta.

Pedi o chá, paguei-o, peguei-o e recusei o que o indiano de poucas palavras me alcançava de extra, uma provável embalagem com açúcar. Então deixei a fila e fui sentar-me na primeira cadeira vaga que encontrei, muitos portões adiante. S’il vous plait, Monsieur, disse o homem, interrompendo a minha leitura da Lou Andreas-Salomé, em sua carta para Freud.

Alcançou-me então a suposta embalagem de açúcar, na verdade o chá propriamente dito e que já encontrou no meu copo um resto de água morna, cobrindo folhas de menta sem chá. Virei o pescoço na direção do quiosque do sujeito e, como estava de óculos, percebi que a fila remanescente esperava aquele homem de poucas palavras atravessar muitos portões para não deixar um sujeito beber chá sem chá, o que não costuma ser recomendável.

Também não é recomendável concluir com objetividade uma candidata à crônica, mas concluo que, mesmo nada entendendo de chás com menta, sou craque em identificar empatias, como aquela do indiano capaz de abandonar seu posto de trabalho na França e atravessar uma série de portões para acudir alguém desorientado em termos chasísticos. Ele era mesmo um craque da empatia e o mundo está precisando muito desses craques.

(*) Pai da ex-aluna Mariana, psicanalista e escritor

Blog

  • Educação infantil
  • Ensino fundamental
  • Famílias e Escola
  • Pais e Filhos
  • Reflexão de Professor/Especialista
  • Reportagem
ESCOLA PROJETO
Avenida Ipiranga, 585 - Bairro Menino Deus Porto Alegre / RS
(51) 3331 7384
infantil.escolaprojeto@gmail.com

Redes Sociais

instagram
youtube
facebook
Escola Projeto 2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Clic Agência Digital
× Entre em contato!