O que é e como se desenvolve o processo de Alfabetização?

O amplo e significante mundo da leitura e da escrita é o universo imprescindível para que se possa compreender a função e o modo de construção do código alfabético. Ou seja, é na interação com os livros, com o texto escrito, em geral, e com os atos de leitura e escrita, em situação de uso real, que a criança poderá construir suas primeiras ideias sobre esse mundo e sobre como ele funciona.

Isso porque a alfabetização envolve não só o aspecto da aquisição da base alfabética, ou seja, o domínio do código, mas o aspecto do desenvolvimento do pensamento letrado, no sentido da possibilidade de apropriação da cultura letrada, da linguagem escrita, e, consequentemente, de plena participação em uma sociedade alfabetizada. Estar alfabetizado, portanto, é mais do que poder aplicar uma série de técnicas para codificar e decodificar qualquer texto escrito. É ter um repertório de procedimentos e habilidades para ler, compreender e produzir diferentes tipos de texto, tendo acesso à ação, sentimento ou opinião neles propostos.

É um processo que inicia muito antes da criança entrar no 1º ano, no momento em que ela começa a se questionar sobre a escrita, que ela observa desde muito pequena, tentando entender o que é, para que serve, como funciona, e se prolonga, enquanto desenvolvimento da capacidade linguística, por toda a vida.

Assim, é fundamental que a criança tenha experiências ricas e significativas com a língua escrita desde cedo, não só tendo livros e jornais à sua volta, por exemplo, mas interagindo com eles, no sentido de ouvir a sua leitura, de explorá-los, lendo-os à sua maneira, de assistir e participar de atos de escrita, de experimentar ela própria, explorando esse mundo fascinante e misterioso, imitando. Essa é uma das razões porque as crianças, na Projeto, frequentam a biblioteca diariamente, desde o Grupo 1, porque as professoras leem histórias todo o dia, porque são feitos registros o tempo todo, porque levam livros da biblioteca para lerem em casa toda a semana, porque se trabalha com tantos tipos de textos diferentes. O objetivo é mesmo um mergulho no universo da língua escrita, que permitirá múltiplas explorações e garantirá as construções relativas à alfabetização, de tal modo que a criança vá evoluindo gradativa e constantemente nos diferentes aspectos desse processo.

Assim, adequando as situações de aprendizagem ao nível das crianças, nas diferentes turmas, elas participam de propostas de uso da linguagem oral, em conversas, relatos, formulação de solicitações e expressão de desejos, sentimentos e necessidades, assim como de atividades de leitura e escrita (coletiva e/ou individual) de diferentes tipos de textos, como seu próprio nome e dos colegas e familiares, títulos, nomes diversos, receitas, instruções de jogos, parlendas, adivinhas, trava-línguas, cartas, bilhetes, convites, notícias de jornal, textos enciclopédicos e outros informativos, e diferentes gêneros de textos literários (como contos de fadas, poesias, fábulas, crônicas, contos populares, histórias em quadrinhos etc.).

Leituras indicadas sobre o tema:

Artigo: Ler e escrever por projetos, de Mirta Castedo e Claudia Molinari, da Universidade Nacional de La Plata/Argentina, na Projeto – Revista de Educação: PROJETOS DE TRABALHO – nº 04

Artigo: A autonomia do leitor. Uma análise didática, de Delia Lerner/Argentina, na Projeto – Revista de Educação: LEITURA – nº 06
Artigo: O cotidiano da leitura na Escola Projeto, de Elizabeth Baldi, da Escola Projeto – Porto Alegre, na Projeto – Revista de Educação: LEITURA – nº 06

Artigo: A elaboração de argumentos na escrita de recomendação de livros: uma intervenção didática com crianças de 1ª série, de Liliana Alicia Cohen e Virgínia H. de Oliveira Veríssimo, Escola Projeto / Porto Alegre, na Projeto – Revista de Educação – DIDÁTICA – nº 09

Artigo: Aprendizagem, informática e jogos, de Arlete Y. Mabilde – Ars Educandi, na Projeto – Revista de Educação – O JOGO NA SALA DE AULA – Nº 10
Artigo: O jogo em benefício das aprendizagens na diversidade, de Virgínia Haensel de Oliveira Veríssimo / Escola Projeto, na Projeto – Revista de Educação – O JOGO NA SALA DE AULA – Nº 10
BALDI, Elizabeth. Escrita nas séries iniciais. POA, Ed. Projeto, 2012.
__________. Leitura nas séries iniciais – uma proposta para formação de leitores de literatura. POA, Ed. Projeto, 2009.