Núcleo Antirracista e Multicultural da Projeto

O NAMP é um coletivo formado por familiares de estudantes e por integrantes da equipe da escola com o objetivo de promover a reflexão sobre as relações étnico-raciais no ambiente escolar e na sociedade. Desejamos fomentar uma comunidade que reflita de maneira crítica o racismo e busque efetivar ações a fim de desarticulá-lo.

Os recursos necessários para o financiamento das ações do NAMP vêm de duas fontes principais: da escola e de arrecadações promovidas de forma permanente ou esporádica, como por exemplo o brechó de uniformes ou a venda de geladinhos no carnaval. Portanto, toda comunidade escolar contribui para auxiliar na permanência de alunos(as) bolsistas na escola (como a aquisição de livros de leitura individualizada e passeios) e na promoção de atividades de reeducação racial destinadas à equipe pedagógica, funcionárias, pais, mães, demais responsáveis e estudantes.
Desde a implementação do NAMP no final de 2022 contamos com bolsas de recorte étnico-racial oferecidas pela escola e vinculadas à atuação do núcleo. Atualmente são cinco bolsas que ampliam a presença de famílias negras, inter-raciais ou inter-étnicas na Projeto.

Em 2023 tivemos o ingresso de duas crianças com bolsa integral no ensino fundamental. Em 2024, foram três ingressantes, também no ensino fundamental, duas com bolsas que cobrem 70% do valor da mensalidade e uma com 50%. Lembrando que todas as bolsas têm a garantia de ser renovadas até a conclusão do 5º ano.
Para garantir que o NAMP siga forte, convidamos as famílias da escola a participarem do planejamento e das ações. Nosso contato é namprojeto@gmail.com

DEZEMBRO | 2023

Chegamos ao final deste ano, e o Núcleo Antirracista e Multicultural da Projeto (NAMP) completou um ano de vida! Foram muitas conversas, reflexões e ações neste período. Para você saber um pouco mais do que aconteceu por aqui, segue uma lista das principais atividades desenvolvidas em 2023.
Ações do NAMP no seu primeiro ano:

  • Sábado Multicultural com o Bombo Leguero de Ernesto Fagundes e os sopapos de Edu do Nascimento e Nilson Tòkunbò, oficinas afro-indígenas e atividades lúdicas
  • Brechó autogestionado
  • Apoio financeiro a estudante bolsista para participar integralmente nas atividades escolares
  • Apoio na organização da Festa Junina
  • Apoio à visita das crianças da aldeia Anhetenguá (Mbya Guarani)
  • Atividade de Letramento/Reeducação Racial – Encontro com a Profa. Dra. Gládis Kaercher e recreação para crianças das famílias que participaram do encontro
  • Apoio ao convite da escola com 3 bolsas parciais para que famílias negras ou inter-raciais se insiram na comunidade escolar em 2024 (redação do convite e realização das entrevistas de seleção)
  • Acolhimento para resolução de situações sensíveis no que se refere às relações étnico-raciais no ambiente da escola
  • Formação para professores(as) e funcionários(as) sobre procedimentos para acompanhar situações de conflito nas relações étnico-raciais
  • Aproximação à comunidade do Território Ilhota, através da aquisição de terra preta para a horta e compartilhamento de encontros e visitas entre a escola e a Ilhota e vice-versa
  • Sessão do documentário “O Sal e o açúcar”, de Boca Migotto, que trata da história da tradição dos Doces de Pelotas e a relação com as charqueadas. Conversa e reflexões sobre a presença e importância do povo negro no estado, técnicas e processos da cura da carne e feitura de carreteiro com estudantes do quinto ano. Almoço coletivo para estudantes da turma, familiares e comunidade escolar
  • Participação na Projeto em Família, na organização e na realização de oficinas entre famílias e crianças
  • Show com Gelson Oliveira para celebrar a infância e o primeiro aniversário do núcleo
  • Atividade de Letramento/Reeducação Racial – Encontro com Maurício Dorneles e recreação para crianças das famílias que participaram do encontro

Há várias formas de participar do NAMP: atuando em um dos grupos de trabalho (comunicação, edital de bolsas e agenda cultural/formativa) ou se voluntariando para colaborar nos dias de ações culturais e de arrecadação (sábado multicultural, festas etc.). É possível, inclusive, inventar outras formas!
Para garantir que o NAMP siga forte, dedique um pouco do seu tempo a ele. Nosso contato é namprojeto@gmail.com


Julho | 2023

BOLSAS PARCIAIS PARA ALUNOS(AS) NOVOS(AS) PARA O ANO DE 2024 

A Escola Projeto convida famílias negras ou inter-raciais interessadas em fazer parte da comunidade escolar para manifestarem seu interesse em receber uma bolsa parcial. Ao todo, estão disponíveis três bolsas, uma na educação infantil e duas no ensino fundamental. Não está previsto um limite de renda familiar, a qual contará apenas como critério classificatório.

Nossa intenção é de que a comunidade escolar se torne cada vez mais diversa e tenha uma composição mais representativa do perfil demográfico da sociedade brasileira. Essa ação acontece a partir da iniciativa de formação do Núcleo Antirracista e Multicultural da Projeto (NAMP), coletivo formado por familiares de estudantes e por integrantes da equipe da escola.

Entendemos que para que o aumento da diversidade aconteça a escola precisa se articular de maneira estratégica, sendo um ambiente acolhedor, com o qual as famílias que se aproximam também possam se identificar. Isso envolve a permanente revisão e atualização do currículo e a implantação de ações afirmativas também na contratação e na formação de pessoal, com capacitação de professores, gestores e funcionários para discutir e lidar com manifestações racistas que possam vir a acontecer no espaço escolar, buscando coesão nos encaminhamentos.

Acreditamos ser fundamental compreender como as relações raciais modelam o mundo e como elas são modeladas por ele. Por isso, desejamos fomentar uma comunidade que reflita de maneira crítica sobre o racismo e busque efetivar ações afirmativas no sentido de enfrentá-lo/combatê-lo. Entendemos que a oferta de bolsas inter-raciais é uma parte importante dessas ações, mas é preciso, junto a isso, um trabalho de formação envolvendo todas as pessoas que fazem parte, de alguma forma, do ambiente escolar. 

O processo seletivo para as bolsas de estudo previstas neste documento será conduzido por uma Comissão formada por representantes da comunidade escolar.

VAGAS

Educação Infantil

Grupos 4 ou 5 (4 ou 5 anos completos até 31 março de 2024) – bolsa de 50% do valor da mensalidade (turno regular – tarde) – 1 vaga

Ensino Fundamental

1º ao 4º ano – bolsa de 70% do valor da mensalidade (turno regular – manhã) – 2 vagas 

Serão cadastradas até duas famílias suplentes para cada vaga.

O QUE ESTÁ PREVISTO

  • bolsa de 50% para a educação infantil (G4 ou G5) e de 70% para cada uma das duas vagas do ensino fundamental (1º ao 4º ano), no turno regular;
  • possibilidade de solicitar custeio de uniforme (10 peças), leituras individualizadas solicitadas ao longo do ano letivo, saídas com a escola e participação nas atividades dos sábados letivos;
  • reuniões trimestrais de acompanhamento para que a família avalie como está sua participação e como está o acolhimento por parte da escola;
  • esquema de acolhimento e ações de combate ao racismo no ambiente escolar e de reeducação racial para toda a comunidade.

QUEM PODE SE CANDIDATAR ÀS BOLSAS

Famílias negras ou inter-raciais que mostrem interesse em compor a comunidade da escola Projeto.

Apesar de não haver uma limitação de renda para as famílias que desejam concorrer à bolsa, a comprovação de renda será usada como um critério classificatório.

COMO SERÁ FEITA A SELEÇÃO

A seleção terá 3 etapas: envio de documentos, análise dos documentos pela Comissão Avaliadora e entrevista.

Etapa 1

As famílias interessadas deverão enviar os documentos listados a seguir por email até o dia 18 de agosto de 2023. 

  • ficha de inscrição (preencha o formulário online disponível abaixo de acordo com faixa estária – botões laranja)
  • termo de autoidentificação racial (baixe no botão verde abaixo)
  • breve relato (por escrito ou em vídeo) sobre sua vivência como uma família negra ou inter-racial
  • breve explicação (por escrito ou em vídeo) sobre por que a família tem interesse em uma bolsa de estudos na Projeto e como imagina seu envolvimento com a escola
  • carta informando detalhadamente quem são as pessoas que compõem o grupo familiar e como é sua situação financeira (de onde vem a renda). (Entende-se que o grupo familiar envolve todos os indivíduos que vivem num mesmo lar, podendo abranger avós, tios ou outras pessoas que contribuem para o sustento do grupo)
  • comprovação de renda (últimos 3 contracheques), quando for o caso
  • declaração de imposto de renda ou de isenção
  • cópia do RG e CPF dos responsáveis, da certidão de nascimento ou RG da criança e da carteira de vacinação

Etapa 2

A Comissão fará a análise da documentação enviada pela família. Se as informações estiverem completas, a família será chamada para uma entrevista com a Comissão.

Poderão ser solicitados esclarecimentos e o envio de novos documentos.

Etapa 3

A entrevista tem como objetivo realizar a heteroidentificação, ou seja, verificar se essa família é socialmente reconhecida como uma família negra (ou inter-racial).

A entrevista também será o momento de a Comissão verificar a disponibilidade de envolvimento da família e a identificação com a proposta da escola.

A Comissão usará a entrevista, em conjunto com a análise da documentação, como parte fundamental para a definição do resultado final para a obtenção das vagas. 

COMO FUNCIONA A RENOVAÇÃO DA BOLSA

A bolsa de estudos poderá ser renovada até o 5º ano do Ensino Fundamental, mediante manifestação expressa do interesse na época de rematrícula.

Os critérios para a renovação da bolsa são:

  • comparecimento nas reuniões trimestrais de acompanhamento com a Comissão (para que a família avalie como está seu envolvimento com a escola e como está o acolhimento por parte da escola)
  • participação em atividades promovidas pela escola (como os sábados letivos e culturais)
  • regularidade na quitação das mensalidades.

A bolsa de estudos poderá ser cancelada a qualquer momento se a Comissão tomar conhecimento de que as informações apresentadas pela família são inconsistentes.

CRONOGRAMA


Maio | 2023

NAMP – Núcleo Antirracista e Multicultural da Projeto

Acompanhe “Namp Indica” postagens todas as quintas no @escolaprojeto

SOMOS PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL ATRAVÉS DE AÇÕES AFIRMATIVAS

Um coletivo formado por familiares de estudantes e por integrantes da equipe da escola com o objetivo de promover a reflexão sobre as relações étnico-raciais no ambiente escolar e na sociedade. É fundamental compreendermos como as relações raciais modelam o mundo e como elas são modeladas por ele. Por isso, desejamos fomentar uma comunidade que reflita de maneira crítica o racismo e busque efetivar ações a fim de desarticulá-lo. Acreditamos serem necessárias ações de prevenção à discriminação e reparação de seus efeitos através de uma reeducação racial. Apenas compreendendo a estrutura e o funcionamento do racismo na sociedade brasileira poderemos reconhecer e combater atitudes racistas. Isso passa também por olhar criticamente para os privilégios de pessoas brancas e entender a responsabilidade de cada indivíduo no processo de desarmar a estrutura de
reprodução do racismo e desnaturalizar as formas como diferentes grupos étnico-raciais estão hierarquizados nas
relações sociais.

A Escola Projeto está comprometida com as leis n° 10.639/03 e 11.645/08, abordando a história e as culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas de forma orgânica e sistemática em variadas atividades escolares, muito além de datas comemorativas. Iniciamos o ano letivo de 2023 com as ações do Sábado Cultural de
reconhecimento e valorização identitária e étnica através de trocas valiosas com povos originários, artistas e
diversos profissionais negros da capital e região metropolitana. Seguimos acreditando e desejando que a Escola Projeto seja cada vez mais diversa e multicultural. Para uma composição mais representativa do perfil demográfico da sociedade brasileira buscaremos maior presença de famílias negras na escola. Assim, no
segundo semestre de 2023 será lançado o primeiro edital de bolsas com recorte étnico-racial da Escola Projeto.
Entendemos que para que isso aconteça a escola precisa se articular de maneira estratégica, sendo um
ambiente acolhedor, com o qual essas famílias também possam se identificar. Isso envolve a permanente revisão e
atualização do currículo e a implantação de ações afirmativas também na contratação e formação de pessoal.
Com capacitação de professores, gestores e funcionários para lidar e discutir possíveis manifestações racistas
no espaço escolar de maneira coesa.

Desejamos fomentar uma comunidade que reflita de maneira crítica o racismo e busque efetivar ações a fim de desarticulá-lo.

VEM COM A GENTE?

É por isso que estamos aqui para convidar você para nos ajudar na articulação dessas ações. As famílias são parte essencial nesse processo de transformação, desconstruindo formas de pensar e agir junto conosco. Caberá ao NAMP planejamento, formulação, coordenação, monitoramento, parte do financiamento e avaliação de atividades antirracistas. Acreditamos que as crianças, as famílias e toda a comunidade escolar da Projeto se beneficiam com a presença de ações para uma reeducação racial. É a nossa oportunidade de ampliar habilidades para a diversidade
– algo cada vez mais valorizado nas instituições e nos ambientes de trabalho.