O que são as Mostras de Teatro? Pra que servem? Com que periodicidade acontecem?

As Mostras de Teatro são um espaço para que os alunos apresentem o trabalho realizado nas aulas de Teatro, compartilhando-o com suas famílias.

Como elas acontecem uma vez por ano, em todas as séries do fundamental, oportunizam que as crianças vão, gradativamente, se apropriando do processo de concepção, criação e preparo de algum trabalho para mostrar a um público.

Isso envolve muito trabalho coletivo, em que os alunos têm de aprender a ouvir uns aos outros, considerando as ideias de todos e estruturando algo em conjunto de forma cooperativa.

A partir de uma proposta abrangente, em termos de temática e/ou de algum formato específico de manifestação teatral (como teatro de máscaras, mímica, esquetes, dramatizações, telejornal etc.), os alunos improvisam, criam, discutem, escolhem personagens e figurinos, encenam, avaliam, encenam de novo, ensaiam bastante, fazem combinados, quando é o caso organizam roteiros escritos, e, aos poucos, o trabalho vai tomando forma.

O professor está sempre ao lado, coordenando, orientando, mediando relações, oportunizando que todos tenham voz e espaço, cuidando para que o clima de trabalho seja cooperativo e respeitoso, e também dando ideias, ajudando os alunos a organizarem as suas, ensinando novas estratégias e possibilidades, bem como auxiliando no aprimoramento das cenas.

E a apresentação final justamente entra para dar sentido a esse processo todo que, muitas vezes, é cansativo, mesmo que seu objetivo não seja um “grande espetáculo”, e, sim, a mostra de um trabalho resultante do dia a dia das aulas e das ideias e propostas fundamentalmente das crianças. E por isso é tão importante para nós que elas se divirtam, tanto no processo como na apresentação mesma, entendendo o fazer teatral como algo prazeroso e enriquecedor.

As propostas e sua duração, bem como o uso de acessórios e figurinos, variam, conforme a idade dos alunos, indo desde a apresentação de brincadeiras realizadas nas aulas (1ºs e 2ºs anos), quase como uma “aula aberta”, até encenações de histórias escolhidas ou criadas pelos alunos (3º a 5º ano). Mas não costumam ultrapassar os 30 minutos para cada turma e, em geral, os figurinos ou acessórios utilizados são produzidos na escola (de forma integrada com a professora regente) ou pelas famílias, de forma “caseira” e criativa, evitando gastos demasiados.

As Mostras acontecem em sábados letivos ou, se forem em dias de semana, em finais/começos de turnos, de modo que as famílias possam se organizar para estarem presentes e de acordo com a época de finalização dos projetos em cada série. Essas datas são sempre publicadas no calendário escolar disponibilizado no início do ano e lembradas com a antecedência necessária.

A cada mostra fazemos um registro em fotos e/ou vídeos, que são disponibilizados no site para as famílias e quem mais quiser conhecer o trabalho.

Às vezes antes, outras vezes depois, as apresentações são também realizadas no turno de aula para outras turmas da mesma série ou de outras séries da escola, numa perspectiva de que umas apreciem os trabalhos das outras e possam aprender também com seus colegas.