Como acontece o contato com as famílias na escola?

Procuramos ter amplo e constante contato com as famílias dos alunos, mantendo-as esclarecidas e seguras em relação ao trabalho realizado com seus filhos, para tê-las como parceiras. Além de informar e esclarecer as famílias, temos como objetivos dessa aproximação ouvir e acolher questões e sugestões dos pais, buscando uma sintonia nos encaminhamentos com o aluno, orientações ou esclarecimentos mútuos.

Para isso, além de uma agenda de eventos e mostras de trabalhos que chamam os pais para compartilhar resultados de trabalhos realizados nas mais variadas áreas, ao longo do ano, há a possibilidade de contato com coordenação e direção através de bilhetes no caderno de recados, e-mail ou telefone, e diferentes instâncias de reuniões já programadas para contemplar e incentivar essa parceria, ou que podem ser agendadas.

reuniões gerais periódicas (ver agenda no site ou caderno de recados):

  • no início do ano, para apresentação da profª, dos pais e da proposta para o ano;
  • ao final de cada trimestre (ensino fundamental) ou semestre (educação infantil), para avaliação do trabalho e comunicação dos resultados sobre o desempenho dos alunos;
  • e no meio do ano, com os professores especializados, para maior conhecimento sobre o trabalho desenvolvido nas respectivas áreas.

O cronograma de reuniões trimestrais/semestrais prevê um trabalho intencional e planejado, a ser desenvolvido através de apresentações da coordenação e equipe da série (30min iniciais), focado em algum conteúdo educacional ou pedagógico, que acreditamos ser importante, conforme a série e o momento do ano, na perspectiva de antecipar questões que os pais se fariam de qualquer modo, para que as enfrentem de forma mais tranquila e sintonizada com a escola. No tempo restante (1h) ocorre, com a professora da turma, a avaliação trimestral/semestral propriamente dita, quando, então, são mostrados e analisados materiais dos alunos, ilustrando e abordando o tema da parte geral ou o relatório enviado para casa, reservando-se sempre um tempo para que os pais possam trazer suas questões e retornos e esclarecer suas dúvidas.

Há também um espaço para reuniões individuais das famílias ou especialistas que trabalham com os alunos com os professores e/ou coordenação, a partir de um agendamento prévio, conforme necessidade da escola ou da família. Nesse encontro a direção pode ou não estar presente, conforme avaliação/necessidade da família e da escola.

Nos últimos anos temos realizado, ainda, uma reunião geral anual com toda a equipe (professores e coordenadoras), em que são aprofundados assuntos relativos à proposta didático-pedagógica da escola – um tema a cada ano -, de acordo com a demanda que observamos ou que nos é diretamente trazida pelos pais. Para esse encontro há todo um preparo da equipe, que estuda, discute e organiza o material para ser apresentado às famílias, o que acaba se constituindo, para nós, como um dos importantes trabalhos de formação interna e continuada.

Encontros com os artistas convidados para projetos da escola (escritor/1º tri, músico/2º tri e artista plástico/3º tri) são também proporcionados para os pais, que se juntam aos professores numa reunião que acontece normalmente antes do projeto iniciar com os alunos; o objetivo, neste caso, é oportunizar uma aproximação entre eles e a comunidade escolar, favorecendo a parceria dos pais no próprio trabalho e o planejamento dos professores.

Eventualmente, promovemos ainda palestras ou grupos de conversa com especialistas convidados sobre temas específicos que julgamos interessantes de serem abordados com os pais.

Nossa preocupação tem sido manter os pais não só informados, mas integrados em relação à proposta da escola e seus desdobramentos no cotidiano, de forma que, entendendo-os e até participando da sua elaboração ou execução, de alguma forma, saiba o porquê de cada ação ou solicitação e, assim, possamos ser – escola e família – mais coesos e coerentes no tratamento das questões e nos encaminhamentos junto às crianças.

Os responsáveis participam de situações em sala de aula?

Acreditamos ser muito importante ter os pais próximos, interagindo conosco, conhecendo o trabalho mais de perto, como uma forma de obter uma real parceria com eles.

Assim, além dos espaços de reunião, gerais ou individuais, dos eventos da escola, das mostras e dos sábados culturais, procuramos planejar momentos ou situações em que seja possível inserir os pais no trabalho que está sendo desenvolvido em sala de aula. Isso certamente enriquece a todos, oportunizando que os pais tenham uma interação diferenciada com seu filho e seus amigos.

Costumamos convidá-los (ou também aos avós ou outros parentes), ao longo do ano, para:

  • acompanhar a turma em passeios e visitas fora da escola (avós e parentes somente acompanharão em casos especiais, a serem combinados com a coordenação);
  • fazer alguma palestra, demonstração ou experiência na sala, conforme o estudo em andamento e sua área de atuação, profissão ou experiência;
  • contar histórias de livros ou de sua vida;
  • declamar poemas ou cantar/tocar canções;
  • relatar, junto com a criança, uma viagem ou experiência significativa que seja interessante compartilhar com a turma;
  • ensinar as crianças a preparar algum quitute ou a confeccionar algum objeto interessante (algo a ver com o que estão trabalhando, algo que possa ser usado em algum estudo ou experiência, algum brinquedo etc.).

Como acontece a comunicação rotineira entre escola e família?

Cada aluno tem o seu caderno de recados, oferecido pela escola no início do ano. É nesse caderno que fica registrada a comunicação entre escola e família. Assim, é muito importante que ele vá e volte todos os dias na mochila do aluno, sendo lido e rubricado quando tiver bilhetes.

Escola e família usam o caderno para enviar comunicações, dúvidas, sugestões e solicitações. Os professores são orientados a ver o caderno de recados todos os dias, no início do turno, dando os retornos necessários ou mesmo solicitados pelas famílias. Para que essa comunicação flua é importante que os pais façam o mesmo. Obviamente, os retornos dos professores serão breves e objetivos, tendo em vista que a prioridade de uso do seu tempo é para as aulas e atenção aos alunos.

Normalmente incentivamos as crianças a participarem desse “ritual”, de modo que elas coloquem o caderno na mesa, vendo ou avisando se tem bilhete, e que colem e leiam com a professora os bilhetes que vão para casa, para que estejam informadas e possam avisar os pais. Mas é claro que o adulto deve sempre checar e controlar, pois, pela sua idade, não se pode deixar só com elas. Além de garantir uma melhor comunicação entre escola e família, ainda há o aspecto de podermos trabalhar esse tipo de texto, que sendo lido e explorado cotidianamente permitirá que os alunos se familiarizem com ele, com sua estrutura, função e linguagem, ampliando seu processo de letramento.

Todos os bilhetes enviados para casa pelo caderno de recados também estarão, no mesmo dia ou no dia seguinte, disponibilizados no site da escola, procurando atender àqueles pais que não têm tempo de olhar o caderno e também aos casais separados, garantindo que a informação chegue a ambos os responsáveis.

E, falando em site, é importante dizer que o consideramos mais um meio de comunicação que contribui para que as famílias conheçam o trabalho que é realizado com seus filhos. Ali vão sendo postados ao longo de cada ano, além das planilhas curriculares por série e das áreas especializadas, dos relatórios trimestrais ou semestrais, dos bilhetes cotidianos, da agenda de eventos e reuniões, do calendário anual e outras informações importantes, vários trabalhos significativos das turmas (em ACONTECIMENTOS) – fotos, trabalhos em áudio ou vídeo, produções escaneadas dos alunos etc.-, sempre com registros escritos curtos, que identifiquem e situem brevemente as propostas referentes a:

  • Passeios, visitas e viagens;
  • Encontros com pais ou convidados;
  • Atividades entre turmas;
  • Horas cívicas ou outros eventos significativos (outras datas comemorativas);
  • Mostras e exposições;
  • Atividades do Grêmio de Alunos;
  • Produtos finais dos projetos, quando for oportuno e adequado;
  • Rotinas de determinadas séries que apresentam novidades significativas em relação ao ano anterior.

Entre os produtos finais postados há um muito especial: a REVISTA “POR DENTRO DA ESCOLA”, que é anual, feita pelos/com os alunos e não pode deixar de ser vista com atenção pelos pais, pois a sua proposta é justamente contribuir nessa comunicação entre famílias e escola, trazendo uma mostra do trabalho realizado através da circulação social de textos dos alunos, o que dá a eles especial significado.

Outro material do site que também é interessante para os pais entrarem em contato com trabalhos realizados com seu(s) filho(s) é a REVISTA “PALAVRA PROJETO”, que reúne textos dos professores em que relatam e refletem sobre algum projeto/estudo ou assunto importante do cotidiano escolar. Acreditamos que a escrita do professor é uma atividade essencial para que ele reflita e se aproprie, cada vez mais, do trabalho que realiza no seu dia a dia com os alunos, aprimorando esse trabalho e avançando profissionalmente. Assim, além de esclarecer nossa comunidade sobre o trabalho realizado com os alunos, contribuindo para que tenhamos uma parceria cada vez mais afinada com os pais, os textos dessa publicação cumprem um papel importante na formação da equipe.