8 thoughts on “Ahhh… o brincar!

  1. Bruna, este texto é a cara da tua turma, das aulas que vives com as crianças, do modo como a sala de aula do G5B é organizada. A curiosidade, a dúvida, a pergunta, tudo isso salta aos olhos de quem passa pela sala de aula, pátio ou qq outro espaço em que essas crianças estão. Acho que isso é mérito delas e tb de ti, que aproveita esses momentos junto às crianças, não perdendo a oportunidade de escuta e de cultivo à infância. Apenas uma provocação, algo para pensar: será mesmo que somos facilitadores? Será que as crianças precisam de facilitadores? Para quê? Para quem? Lendo novamente teu texto, acho que ele diz e prova que não. Acredito que as crianças precisam de professoras e professores desafiadores, que ouçam o que elas dizem, e produzam encontros capazes de produzir pensamentos e isso é tarefa complexa, que deve se manter assim. Parabéns pela bela escrita!

  2. Prof. Bruna! Belo e comovente texto! Muito feliz em saber que Beni a tem como professora. Gostaria apebas de acrescentar que brincadeira não é coisa apenas de criança, não! Do alto de meus 45 anos sigo brincando sim…e muito!

  3. Prof Bruna , parabéns pelo emocionante texto , só tenho elogios , agradeço pelo empenho e dedicação com as crianças. Elas precisam brincar e viver intensamente cada momento. Isso é infância feliz .

  4. Que bacana teu registro e reflexão Bruna! Fiquei aqui imaginando os diálogos vivídos pelas crianças e super me diverti, abriu um sorriso externo e também interno que aqueceu o coração!

    Que legal ver como nesse movimento espontâneo de “brincadeira” se põe em prática e também se (re)elabora um repertório vasto de situações, emoções e construções bem subjetivas e profundas também.

    Parabéns pelo texto! = )

  5. Deborah, depois de ler o texto para o grupo de estudos de filosofia, fiquei pensando mais ainda na tua provocação… Volto seis casas e reconsidero o professor-facilitador, mas ainda não achei uma palavra que traduza os gestos que fazemos diariamente. Quem sabe a gente não descobre em um desses encontros?

  6. Brenda, eu que fico muito feliz com a confiança e parceria! Brincadeira é para quem quer brincar, não é mesmo?! Eu também adoro!

  7. Adriana, obrigada pelos elogios! Estou muito feliz com a nossa parceria. Aproveito para compartilhar que não só durante as brincadeiras, mas em diversos outros momentos, eu aprendo muito com essas crianças!

  8. Obrigada, meu querido colega! Conhecemos a grandiosidade de um encontro com crianças, não é mesmo?! Por isso está explicado esse espontâneo sorriso externo e interno que tu descreveste!

Comentários estão fechados.